Empadão de Atum e Batata


Feito de modo tradicional, com a ajuda da Bimby para o puré, resultou este empadão adaptado da Tele-Culinária nº 128.
Vou descrever a receita de modo tradicional, mas fica a ressalva e o link para o puré feito na bimby, penso até que toda a receita é facilmente adaptável à bimby, mas como não foi assim que o fiz, também não vou inventar.
Podem ainda tornar a coisa mais simples, e fazer com puré congelado, fica a sugestão para os mais apressados...

1 kg de Batatas
1 colher de sopa de Margarina
500 ml de Leite
Sal, Pimenta e Noz-Moscada
1 colher de Salsa picada (opcional)
1 lata de Atum grande (385 g) ou 3 pequenas
4 Ovos

Cozer as batatas.

Escorrer o óleo do atum e esmagar com um garfo, reservar.

Separar as gemas das claras, reservar as gemas e bater as claras em castelo, temperadas com sal.

Escorrer as batatas e esmagá-las adicionar o leite, a margarina, a salsa picada e as gemas, temperar com sal, pimenta e noz-moscada e levar tudo novamente ao lume, batendo sempre, até obter um puré forte.

Juntar o atum e misturar bem.

Envolver as claras batidas em castelo de baixo para cima.

Deitar em tabuleiro untado com margarina e levar ao forno durante cerca de 20 m a 200º.

Sirva imediatamente, acompanhado de salada.

Nota: Se fizerem o puré na bimby , reduzam o leite, não façam com 500 ml, se fizerem com puré congelado, respeitem a dosagem do leite indicada na embalagem.


Comentários

  1. Este empadão tem um óptimo aspecto! De certeza que o irei experimentar :)
    Aproveito para divulgar o meu blog, recentemente criado, sobre culinária!
    Visita-me!

    ResponderEliminar
  2. Deve ser muito bom, se tem atum eu gosto.
    Já anotei a receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. tem um aspecto optimo e humido!!! delicioso!beijos

    ResponderEliminar
  4. hummmmmmmmmmmmm para o meu almoço........ideal
    beijos

    ResponderEliminar
  5. estou salivando!
    adorei a receita e vou testar em breve!
    =)

    ResponderEliminar
  6. Menina eu morro de inveja dessa máquina que vc e várias outras amigas blogueiras adquiriram. Fui verificar aqui no Brasil, só tem importada e custa simplesmente R$ 6500,00, para nós é uma fortuna!!! Em termos de comparação, uma geladeira Frost Free da Brastemp em aço inox duplex custa em torno de R$ 2000,00, dá para ver a diferença?
    Beijos no coração!
    Ah, esqueci de dizer uma coisa importante:
    que delícia de receita!!!

    ResponderEliminar
  7. Este empadão ficou com optimo aspecto, eu adoro atum, por isso podes por um prato a mais para mim sff! lol
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Eu costumo fazer mas com arroz e deito o atum num refogado de tomate... Acho que assim não fica seco!
    O teu também está com bom aspecto!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Boa malha, quero dizer, boa receita! Mais uma para o copianço porque aqui em casa embora seja o único adorador de atum, as cobaias também o manjam de tempos a tempos... Essa receita vou fazê-la toda na Bimba... depois digo qualquer coisa.
    Obrigado pela dica.

    ResponderEliminar
  10. ora aqui está uma coisa que eu não me importava nada que fosse o meu jantar.. adoro empadões e há muito tempo que não como.

    ResponderEliminar
  11. Que bom aspecto! Fazes umas refeições bem caseiras, práticas e rápidas! bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Está mesmo uma tentação!!
    Tenho que experimentar.

    ResponderEliminar
  13. Adoro empadão, embora nunca tenha feito de atum. Tem bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  14. este empadaio deve ser muito bom
    eu asou doisa por um bom empadao aia aia as mil maravilhas:-)

    ResponderEliminar
  15. Eu também faço muitas vezes, mas´faço de maneira diferente. Já o publiquei no meu blog passe lá para ver
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Hummm muito bom aspecto o teu empadão, e uma excelente alternativa ao tradicional!!
    Beijinho e bom FDS prolongado!!

    ResponderEliminar
  17. Essa é uma combinação que eu adoro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Q aspecto tem esse empadão...
    Uma delicia...

    ResponderEliminar
  19. Olá Samma
    Hei-de testar,os meus filhos de certeza que gostam.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  20. Olá, Mesoca,

    Estou voltando de uma pequenas férias e (é claro), vou 'cuscar' nas tuas páginas para ver o que foi feito em minha ausência! Esse empadão está com um aspecto irresístivel, adoro essa massas que levam batatas!

    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  21. ficou maravilhoso... eu gosto muito de empadao mas acho que de atuym nunca comi... vou pensar fazer... beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Adorei esta reeceita, porque gosto muito de atum e sou louca por empadão.
    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  23. Olá,Samma,
    Que lindos ficaram e de certeza muito bons!
    Hei-de experimentar.


    bjinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Senta-te à mesa...

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Iogurte e Maizena

Pescada Gratinada com Legumes

Bolo de Laranja $