Bolo de Canela Molhado


A receita deste bolo veio do forum do Cozinheiro da Treta, e é absolutamente deliciosa, recomendo a quem gosta de um bolo húmido...
Cumpri à risca os ingredientes, mas adaptei ligeiramente a maneira de confeccionar, para que ele pudesse ficar molhadinho uniformemente.

Bolo:
200 g de Açúcar
60 g de Margarina
4 Ovos
200 g de Farinha
1 colher de chá de Fermento em pó
1 colher de chá de Canela em pó

Calda:
200 g de Açúcar
300 ml de Água
1 casca de Limão
1 pau de Canela

Primeiro prepare a calda, deitando todos os ingredientes num tachinho, leve ao lume, assim que começar a ferver, conte 3 minutos e apague.
Rejeite a casca de limão e o pau de canela e reserve.

Depois, vamos ao bolo, numa batedeira deitar o açúcar com a margarina e bater até obter um creme fôfo e esbranquiçado, juntar os ovos um a um e bater nos intervalos.

À parte misturar a farinha com o fermento e a canela e deitar junto ao preparado dos ovos, mexendo até tudo estar bem incorporado, sem bater.

Levar a cozer em forma untada e enfarinhada cerca de 30 minutos em forno pré-aquecido a 180º.

Depois do bolo estar cozido deixar arrefecer um pouco dentro da forma ( cerca de 30 minutos), soltá-lo como se fosse desenformar, mas não desenformar.
Picar todo o bolo, e espalhar a calda que deve estar praticamente fria, por cima do bolo, que tem que estar dentro da forma, repito.

Deixar arrefecer completamente, desenformar e servir.

Comentários

  1. Olha que bolinho tão bonito!! E os húmidos são os melhores, sendo de canela, mais delicioso deve ficar!! Adorei, tenho de experimentar... :P
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Mesinha, com a calda de limão deve ficar demais!
    Adoro doces com canela, por isso sei que ficou excelente! E enorme!
    Bendito seja esse teu fogãozinho! :)

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro bolos humidos, mas nesta altura estou a tentar não fazer tantas sobremesas, senão qualquer dia estou quadrada! Mas um destes dias ... faço. Bjs e bfs

    ResponderEliminar
  4. Acabas de me dar uma ideia para o meu bolo de fim-de-semana!
    Adorei!

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que essa mesa vai passar a ter cinco,pois sempre que aqui venho fico a babar de tantas coisas boas!!!!! Está pura e simplesmente lindo!!!!Beijinhos e bom fim de semana,Cinha.

    ResponderEliminar
  6. Ai que bolo!!!

    Húmido e de canela!!!

    Que combinação perfeita... Mesmo bom para mim!

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Muito bonito o bolo Samma e deve ser bem agradavel assim humido!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Aiiii... também queroooo!
    Olha que bolo fantástico... humido e de canela que adorooooo... assim não pode ser... sempre que cá venho tenho vontade de fazer tudo o que aqui colocas... ai que eu engordo só de ver! Tem um aspecto fantástico...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito deste tipo de bolos e como gosto de canela, será para uma próxima!

    ResponderEliminar
  10. Hmmmmmmmm que massa linda, parece bem leve, do tipo que desmancha na boca.
    abraço

    ResponderEliminar
  11. Hummmm, tem todo o tipo de ser delicioso!!!
    Para um lanche de fim de tarde a acompanhar um chazinho de cidreira!!!
    Ca bummmmmmmmmmm!!
    Jinhos e obrigado por mais uma boa receita!

    ResponderEliminar
  12. Ai credo, que até me dá uma coisinha má e ainda tens que chamar o inem no teu blog :)
    Este bolo deve ficar espectacular!

    ResponderEliminar
  13. Um bolo tão simples e tão agradável! Que boa ideia para o chàzinho da tarde! Bom fim de semana. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  14. Que cor linda, e este pedaço parece me chamar...hehehehe

    parabéns!

    bjsssssssssss

    ResponderEliminar
  15. Essa técnica de molhar o bolo dentro da forma é bestial. Já aprendi mais uma. Obrigada.

    Bolos é mesmo ctg, ficam maravilhosos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. O bolo já tem um aspecto maravilhoso ainda para mais com canela, está divinal.
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  17. Wow ficou super delicioso, e super bonito..mas sabes uma coisa ainda gostava mais se tivesses posto um pouco de "álcool" talvez um pouco de licor beirão ou sei la, rum hehe já que o bolo esta embebido ficava eu bebido também lol (just joking... before you kill me)

    ResponderEliminar
  18. Que grande este teu bolo!!!
    Vou exprimentar em breve pois ando com mão cheia para bolos.
    Bom Fim de Semana,

    Pi

    ResponderEliminar
  19. Que bolo fantástico com saborzinho a canela e húmido deve ser delicioso.
    Bjos

    ResponderEliminar
  20. que delicia de bolo e de canela so pode ser bom, gosto tanto. este tenho de provar:-)
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  21. Fiquei imaginando o aroma, adoro tudo que tem canela! E esses buraquihos na massa, úmido e fofinho, um bolo perfeito!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Bom dia baby :)
    Ainda há uma fatia para mim?
    Levantei-me agora e uma fatia dessas ia bem ao pequeno almoço :D

    ResponderEliminar
  23. Não sou muito amante da canela (bem aqueles biscoitnhos de pasteleria de canela eu adoro) mas gosto muito de bolos humidos... :)

    Agora o que eu queria dizer é que o bolo ficou um espanto, tão liso e perfeito... :) Que tipo de forma usas? das antigas ou das de silicone?

    ResponderEliminar
  24. Só uso formas das antigas não gosto de silicone...;-)

    ResponderEliminar
  25. achei um must! adorei a sugestão da calda.

    ResponderEliminar
  26. Esse bolo deve se mesmo a meu gosto! :) bjinho

    ResponderEliminar
  27. Hmmmm que bom! De canela e com calda??? Oh deus...vou apontar :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Que lindo bolo! Me chamou a atenção principalmente pelo sabor! Parabéns por seu blog e suas receitas apetitosas e super bem apresentadas!
    Virei sempre aqui ao seu cantinho!
    Beijos e feliz dia da Mulher pra você!

    ResponderEliminar
  29. Está irresistivel!
    Claro que já anotei na minha listinha :)

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  30. Os teus bolos ficam sempre perfeitos! Esse encheu-me mesmo as medidas pelos ingredientes e aspecto, fofinho e molhadinho. Vou anotar.
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  31. que optimo aspecto! bem molhadinho... ai k tenho tanta fomeca e essa fatia vinha mesmo a calhar!

    ResponderEliminar
  32. O bolo está lindo!
    Bem simples, como eu gosto. :)

    ResponderEliminar
  33. Não conhecia o teu cantinho!! Fiquei Fã :D
    Beijokas
    Pipoka

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Senta-te à mesa...

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Iogurte e Maizena

Pescada Gratinada com Legumes

Bolo de Laranja $