Pudim de Veludo


Depois de uma sugestão da Manu e do R. para cozer o Pudim de Leite Condensado no bico do fogão, não descansei enquanto não experimentei, mas resolvi utilizar uma receita que há muitos anos é feita na minha casa, uma das preferidas da minha irmã Xana. Obrigada aos 2 pelas dicas.
O método é realmente eficaz, explico mais em baixo como fiz...

125 g de Açúcar para o Caramelo
6 Ovos
300 g de Açúcar
2 colheres de sopa de farinha Maizena
1 cálice de Vinho do Porto
Raspa de 1 Limão
500 ml de Leite gordo

Preparar o caramelo (pouco escuro)como está aqui e reservar.

Numa tigela misturar o açúcar com a maisena e a raspa do limão.

Juntar o vinho do Porto e os ovos um a um , batendo bem.

Por fim junte o leite misture bem, passe por um passador e deite na forma caramelizada.

Num tacho largo onde caiba a forma do pudim, deitar água cerca de 2 a 3 cm. Colocar a forma do pudim tapada com tampa ou folha de alumínio, dentro do tacho.

Levar a lume forte, assim que ferver, reduzir para o minimo e marcar 30 minutos. Verficar a cozedura com um palito.

Desenformar depois de frio.

Se optar pelo forno leve 1 hora a cozer em banho-maria a 200º.

Comentários

  1. Já experimentei o teu pudim de leite condensado e está aprovadíssimo!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, gosto muito do seu blog, à semelhança de outros que me suscitaram o interesse por partilhar experiências culinárias no mundo da blogosfera!

    O pudim ficou muito apelativo, mas tenho o seu lindo Molotov debaixo de olho, há algum tempo para experimentar, logo que reuna claras suficientes.
    Obrigada e parabens pelo seu trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Não resisto! Adoro pudim. Esta com o toque do vinho deve ficar fantástico!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  4. Esse pudim tá com aspecto aveludado mesmo :)...
    Adorei..
    bjinhus e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Minha amiga que belo pudim!Um beijinho Vitor:))--

    ResponderEliminar
  6. Espero que vc tenha gostado da dica!!!
    E este pudim deve estar delícioso!!!

    Bjs...

    ResponderEliminar
  7. Menina eu adoro pudins e este já me está a fazer crescer água na boca...beijinhos e uma óptima semana.

    ResponderEliminar
  8. O nome assenta-lhe bem, tem uma textura suave e bastante apetitosa. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspecto. Então e também tapas a panela ou é só mesmo a forma de pudim que é tapada?
    Deve ser muito bom!

    ResponderEliminar
  10. Ameixa, só tapei a forma do pudim, não tapei a panela, mas como ela era tão pouco larga, não se vaporou água nenhuma.

    ResponderEliminar
  11. O pudim cá em casa também é feito assim, acho que é muito mais prático e rápido.
    O teu ficou lindo!
    Bjos

    ResponderEliminar
  12. Samma
    O aspecto do teu pudim,fez com que me apetecesse trincá-lo!
    Bj

    ResponderEliminar
  13. olha que bom que ficou no banho-maria-ao-lume ;-) nao pensei. obrigada pela dica ;-)))!!!

    ResponderEliminar
  14. Ora aqui está um pudim que vai entrar directamente para a minha lista de receitas a fazer e tenciono experimentar muito brevemente, ou não fosse eu adorar pudins! Mas quando o fizer há-de ser com esta técnica, pois também eu fiquei curiosa :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  15. nunca fiz o pudim com o vinho do Porto. Deve ficar fantástico...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Está com muito bom aspecto.
    Eu também costumo cozer os meus no fogão, porque o meu forno fica meio marado com a humidade do banho maria e começa a apitar por todos os lados.
    É o que dá as modernices, muito botão, mas eficiência que é o que se quer, tem dias. (risos)
    Beijinhos. Mónica

    ResponderEliminar
  17. Só o nome do pudim abre o apetite, mas quando vi a foto fiquei a babar...

    ResponderEliminar
  18. Ó Samma, isto não se faz cá ao je...!!! Pudim de Veludo? Atão e cadé essa fatia pour moi?
    Vou gamar esta receita e tentar fazê-la (será que conseguirei?) Coisas em banho-maria ou sem ser em banho, não são o meu forte...
    farinha, leite, ovos, açúcar, fermento, tudo p'ra dentro da tigela, por a batedeira a rodar, meter na forma e ir ao forno, ainda vá que não vá...
    Mas não há nada como tentar carago! Depois dou notícias da desgraça...
    Bjinhos e uma boa semana de 4 dias...

    ResponderEliminar
  19. Adoro os pudins feitos na panela,mas uso sempre a panela de pressao,e o teu pudim estamuito apetitoso.
    bjs

    ResponderEliminar
  20. Esse pudim ficou cá com um aspecto... delicioso...
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Ficou com bom aspecto e acho que se poupa um pouco no consumo do fogão. Aqui em casa costumo tapar a panela, quer seja feito na pressão ou não. E sim, a forma se não tiver tampa faz-se uma de alumínio.
    A combinação vinho de porto e gemas é muito saborosa.

    ResponderEliminar
  22. que bela sobremesa... deve ficar delicioso.
    mais uma receita para engrossar a minha lista.

    ResponderEliminar
  23. Estes pudins tem tudo a ver com a época. São simplesmente deliciosos, não é? Muitos bejinhos.

    ResponderEliminar
  24. Uau, fiquei aqui com água na boca!
    Amo um pudim e esse está perfeito menina, kisss^^

    ResponderEliminar
  25. Voltei :)
    para dizer que tens um miminho no meu blog.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Passei novamente só para dizer que tens um Prémio no meu cantinho! Vai lá espreitar, mas só usas se quiseres :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  27. Antigamente era assim (no tempo dos Reis claro... jajaja) que se coziam os pudins e que maravilhas eles faziam... agora fiquei curisa, também quero experimentar este metodo... ;)

    ResponderEliminar
  28. Nhammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm Já comia :D

    ResponderEliminar
  29. Que pudim lindo, de aspecto maravilhoso, adoro pudim de leite, lembra casa de mãe... bjos.

    ResponderEliminar
  30. Que lindo pudim, adoro pudins e penso que também tenho uma receita com esse nome no meu caderninho antigo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  31. Nossa!! Esse pudim parece delicioso!! Mesmo sem leite condensado parece bem cremoso!! Adorei a receita, o vinho do Porto deve dar um sabor maravilhoso!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Olá Samma! Passei só para dizer que tens um Prémio no meu cantinho, podes ir espreitar mas só dás seguimento se quiseres :)

    Beijinhos e boa semana!!

    P.S. - Acho que ainda não tinha aqui deixado comentário com esta informação, pois não?

    ResponderEliminar
  33. adooooro pudim! uma das minhas sobremesas favoritas!! Está bem guardada a receita! beijos

    ResponderEliminar
  34. Bem, esse pudim deve ser uma maravilha!! Que lindo que ficou!! ;)

    ResponderEliminar
  35. Bom, o pudim ficou uma delicia!! E toda a gente adorou!! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Senta-te à mesa...

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Iogurte e Maizena

Pescada Gratinada com Legumes

Bolo de Laranja $