Encharcada


A azáfama é muita, tem sido mesmo muita estes últimos dias, não tenho nem publicado nem visto os blogs de que gosto, mas é sempre assim todos os anos...e ainda bem.
Hoje começo a fazer todos os doces à excepção das azevias, filhós e rabanadas ou sonhos ainda não me decidi, pois esses ficam para o dia 24 de manhã.
Esta é a encharcada que faço todos os anos entre outros doces de colher tradicionais, a receita é baseada numa do Pantagruel , e corre sempre bem, contudo eu tenho um termómetro de pontos de açúcar o que facilita.
Não sei se conseguirei publicar mais alguma receita antes do Natal, pelo que desejo a todos os que me visitam com regularidade e aos que só vêm de vez em quando, aos que comentam e aos que o não o fazem, aos que gostam e aos que nem por isso, a todos sem excepção..Feliz Natal...espero que todos consigam passar um natal como idealizaram...Bem Hajam!

8 Gemas
2 Ovos
350 g de Açúcar
200 ml de Água
Canela em pó a gosto

Ferver o açúcar com a água numa frigideira larga até atingir ponto de pérola, cerca de 108º no termómetro.

Bater as gemas com os ovos bem batidos, e deitar sobre a calda atrávés de um passador de rede, girando-o para distribuir os ovos por igual.

Deixar cozer em lume brando empurrando de fora para dentro os ovos para não ressequirem nas paredes da frigideira.

Ter o cuidado de não os deixar cozinhar em demasia, mas também não os deixem ficar crús, é muito dificil definir um tempo de cozedura é mesmo a olho.

Assim que estiverem na consitência desejada, deitem-nos sobre uma travessa de servir (atenção tem alguma calda) e polvilhem-nos com canela em pó.

Comentários

  1. Que doce lindo, deve ficar bem gostoso!
    Ótimo Natal, cheio de luz, paz, amor e alegria.
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  2. Samma
    Adoro esse doce!Ficou com uma linda e apetitosa cor!
    Desejo um feliz natal para todos aí em casa!

    ResponderEliminar
  3. Uma receita bem tradicional!!!!
    Ficou com uma cor linda, parabéns e votos de um SANTO NATAL!

    ResponderEliminar
  4. Encharcado ando eu!!! Só de ver tantos doces... enjoei, palavra!
    Mas vamos aos entretantos... Dado que pertenço à classe dos que vêm de vez em quando; dos que geralmente comentam (pouco, mas com qualidade(!)); dos que gostam e admiram o teu trabalho e sem ser uma excepção; Samma, um grande e Feliz Natal, cheio de tudo o mais maravilhoso que desejares para ti e para a restante Família, Saúde a rodos, dinheiro a perder de vista (bem precioso é...), Felicidade, Paz, Amor e enfim, tudo o que um Amigo pode desejar a outro.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. hoje vou estar de volta dos meus bilharacos, mas hei-de experimentar esta receceita!

    FELIZ NATAL

    ResponderEliminar
  6. Alem de estar com uma cara deliciosa, parece simples de fazer..adorei e vou me arriscar.

    Passei p te desejar um feliz natal e um ano repleto de realizaçoes, paz, amor, saude e que continue assim postando muitas delicias.

    um abraço

    ResponderEliminar
  7. Que delícia ,adoro este doce.
    Desejo-te um Feliz Natal e um Bom Ano Novo com tudo de bom.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Linda sobremesa... enquanto digito, o pernil está lá no forno assando...

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  9. Adoro encharcada mas nunca fiz,talvez tente este Natal. Desejo-te um Feliz Natal porque um doce Natal, já vi que vais ter.Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Delicioso este doce! Um Feliz Natal para ti e para os teus cheio de felicidade e alegrias!!!

    ResponderEliminar
  11. É daqueles doces que eu não resito nos dias de festa :)
    Feliz Natal!!!

    ResponderEliminar
  12. Eu não conhecia esta receita. Imagino que seja tradiconal portuguesa.
    Hoje passei a tarde fazendo uma torta. Estou mortinha... Amanhã cedo continuo com o que falta.
    Feliz Natal! :0

    ResponderEliminar
  13. Ohhh que delícia....Lindo :)

    beijinhos e um Feliz Natal

    ResponderEliminar
  14. Mas que bela e deliciosa Encharcada!!
    Espero que tenhas um óptimo Natal, cheio de paz e alegria!! Desejo-te tudo de bom agora e sempre!!
    Um beijinho grande da amiga Isabel!!

    ResponderEliminar
  15. Amiga querida,
    Desejo que o menino Jesus traga muita luz ao seu lar e um Ano Novo repleto de harmonia, felicidade, amor, saúde...e muitas receitinhas novas!!
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Bem amiga só hoje tive tempo de vir cá comentar. Ui, esse é daqueles doces que se ganha kgs só de olhar hihi

    Desejo-te uma continuação de Boas Festas! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Hummm, que delícia esta tua Encharcada! Não pode falhar, tenho mesmo de experimentar :)

    Beijinhos e continuação de Boas Festas!!

    ResponderEliminar
  18. Isto é um pecado dos Deuses!

    Ai meu Deus tantos ovos!!! Mas confesso que só me apetece pecar :-P Dá uma vontade de provar essa encharcada...

    Beijinhos e boas entradas em 2009.

    ResponderEliminar
  19. Gosto muito de doces que levam "quilos" de ovos, do género dos conventuais. Esta encharcada, por ex., levava uma "limpeza" cá em casa em dois tempos! E como "carradas" de canela, muita, muita canela...hum!!!
    Espero que entres com o pézinho direito neste novo ano e que te traga tudo de bom! :)

    ResponderEliminar
  20. Olá boas
    Esta tua receita para mim é novidade, mas gostei muito.
    Votos sinceros de continuação de Boas Festas x

    ResponderEliminar
  21. Para mim é uma novidade esse doce, e eu já gostei.

    Bjus e Feliz 2009!

    ResponderEliminar
  22. nao conhecia este doce e adorei ;-) uma continuacao dumas festas boas para ti e a tua família ;-) beijocas

    ResponderEliminar
  23. Nunca fiz este doce, mas adoro, aliás adoro todo o tipo de doces de gemas, são dos meus favoritos.
    Continuação de boas festas:-)
    bjinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Senta-te à mesa...

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Iogurte e Maizena

Pescada Gratinada com Legumes

Bolo de Laranja $